A Coca-Cola já tem mais de 100 anos, mas parece que nunca vai sair de moda. Estilistas passaram a conhecer "o lado Coca-Cola da vida", como já dizia o slogan da marca em 2006, e criaram looks modernos para garrafas e latinhas.
Depois de virar o Lobo Mau da Disney na edição de abril da Elle Espanha, boneco de toy art pela grife Tokidoki e criar um ursinho de pelúcia inspirado nele mesmo, Karl Lagerfeld, um dos maiores criadores da moda contemporânea, fez um trabalho extra-Chanel e emprestatou seu nome e silhueta para um box de edição especial da Coca-Cola.
Segundo o site "WWD", o próprio estilista da Chanel criou a peça. Lagerfeld aparece com o famoso rabo de cavalo, camisa com gola alta, terno e gravata na edição limitada da bebida. A garrafinha, na versão light, vem com tampinha rosa e um abridor também personalizado com as formas do estilista. O kit será vendido a partir do dia 24 de abril, na Colette, moderna loja de Paris, por 60 euros.
A campanha publicitária do produto traz a modelo Coco Rocha como garota-propaganda.
Mas não é de hoje que a Coca-Cola se envolve no mundo da moda. Em 2002, diversos estilistas, como Julian MacDonald, Bay Garnett e Gharani Strok, estamparam latinhas da Coca com a primeira ideia que viesse a suas cabeças. Além disso, eles também fizeram acessórios que combinassem com o produto final. Surgiu então a Coke Light Fashion Edition. Apenas 250 peças foram produzidas.
Em agosto de 2008, Roberto Cavalli desenhou estampas de animais para 300 mil garrafas de Coca Light que foram vendidas apenas na Itália, terra-natal do estilista. Na época, Cavalli disse que foi muito divertido criar três "vestidos" para a feminina e sensual silhueta da Coca-Cola.
Em janeiro de 2009, a estilista Nathalie Rykiel, filha da designer francesa Sonia Rykiel, também produziu versões estilizadas da garrafa, que comemorava 20 anos na sua versão light. Em algumas peças, a assinatura da estilista foi feita com strass. Apenas 65 mil exemplares foram vendidos.
Em fevereiro do mesmo ano, o espanhol Manolo Blahnik, badalado estilista de calçados, conhecido principalmente por criar modelos usados por Carrie, a personagem de Sarah Jessica Parker em "Sex and the City", estampou as garrafas com sapatos vermelhos e de saltos para uma tiragem de apenas 10 mil unidades.
Em setembro de 2009, a Coca-Cola patocinou a semana de moda de Milão e ganhou uma exposição com garrafas gigantes com looks criados por grifes e estilistas como Fendi, Versace, Moschino, Missoni.
A versão urbana da Coca Zero ficou por conta da marca japonesa Neighborhood. A banda Justice, o cantor Mika, a figurinista Patricia Field, de "Sex and the City", "O Diabo veste Prada" e "Ugly Betty", e o próprio seriado "Ugly Betty" também já ganharam suas próprias garrafas.
Como a ideia de vincular a marca à moda fez sucesso no mundo inteiro, em 2008 a Coca-Cola criou sua própria grife de roupas, produzidas pela Colcci. As peças da Coca-Cola Clothing podem ser encontradas em lojas multimarcas de todo o Brasil.
0 comentários: