Entrevista com Rafah da banda F292


Rafah Baixista/Vocalista F292


1. Como você ve o cenario do rock no Brasil e no mundo ?

Sinceramente, apesar das críticas ao rock, todos, independente de classe social, precisam admitir, que nenhum outro estilo musical tem tanto poder pra influenciar a mente de gerações inteiras. Eu chego a afirmar que o Rock é a maior potencia musical, chegando a vencer o Pop, porque o rock começa geralmente na cena independente, onde na maioria dos casos é necessário MUITO esforço e dedicação.


2. Como foi o inicio da F292 ?

A banda começou de uma forma totalmente diferente da forma que se encontra atualmente, sendo inicialmente 4 componentes que tocavam músicas “cover”, onde o primeiro local de ensaio da banda foi nos FUNDOS de uma vila no Nº 292, tendo na porta da casa a abreviatura F292 que foi dado como o nome da banda, porém com o tempo, tocar músicas de outras bandas apenas, se tornou fútil e 3 dos componentes seguiram seus caminhos na faculdade, trabalhos, entre outros assuntos pessoais, foi quando o único guitarrista restante conheceu um baterista e eu, um baixista/vocalista que tinha exatamente as mesmas preferências e interesses musicais, mas depois de 9 meses de banda, tendo alguns shows pequenos e tocando apenas 2 músicas próprias, a banda entrou em stand by devido a minha entrada na Igreja, onde me tornei ministro de louvor.
Após 4 anos de espera, a F292 retornou com a mesma formação mas com um novo formato, o de banda própria, onde 80% do show era de músicas próprias. Após alguns meses da volta, o baterista também seguiu seu caminho em outros ramos, foi quando por indicação do próprio, conhecemos o Gui, que já era baterista profissional tendo tocado com grandes nomes da mpb, que se adaptou muito bem, sendo assim, o melhor músico da banda.
Alguns meses depois o guitarrista também teve que seguir seu caminho na faculdade e deixou a banda, e então conhecemos o Juan, que além de ser um grande guitarrista e possuir uma ótima técnica de improviso, simpatizava com o estilo musical da banda. No decorrer tempo o Gui, dedicado a sua faculdade de informática em seu ultimo período recebeu uma proposta de uma grande empresa nacional e após uma longa reunião chegamos a conclusão de que seria melhor para sua vida, e o deixamos partir.
Foi quando conhecemos o Paulo Victor, vulgo PV, ex-baterista de uma renomada banda chamada Catch Side, foi impressionante a maneira como se adaptou a banda em todos os sentidos, musicais, sociais, entre outros, mas por diversos motivos pessoais também teve que sair, e Guilherme, com a sua vida organizada, retornou a banda. E assim tendo sempre muitos shows, essa formação da F292 com total influência de Punk Rock e Pop rock, sendo Blink 182 o espelho principal, se firmou, e das mais diversas maneiras, conquista fãs em todo o Brasil tendo propostas de shows em diversos estados.


3. Foi apoiado no inicio por seus pais e amigos ?

Não. Apesar de fazerem minhas vontades comprando alguns equipamentos no início, nunca foram a favor da minha vida musical, hoje já começam a pensar de outra forma, mas ainda não apoiam como deveriam.
Vale a pena ressaltar que eu sou o primeiro músico da Família em meio a dezenas de gerações. Quanto aos amigos, o mesmo de sempre: "É isso aí cara, vai lá", "Você consegue, é só nun desistir".


4. Qual a reação dos fãns quanto eles te encontram na rua ?

Surpreendente!..cada vez uma ação diferente que sempre me emociona!..acho válido lembrar de uma vez no Norte Shopping, Rio de Janeiro, eu estava subindo a escada rolante e quando cheguei ao topo dei de cara
com uma menina, que ficou me olhando por uns 10 segundos com os olhos arregalados e respiração ofegante e as mãos trêmulas, meus amigos disseram: Rafah faz alguma coisa, rápido!..então eu me aproximei dela
e ela: Ra..Raf..ain meu D..Rafaah. Isso com os olhos cheios de lagrima já, e então eu disse: Olha bebê, calma, eu sou uma pessoa comum ta?..não há diferença alguma entre nós, quero que você se acalme, porque
eu vou descer as escadas rolantes e subir de novo e quando eu te encontrar, vamos nos falar como se nos conhecessemos a séculos tudo bem? e ela: T..tá. Desci, subi e quando a ví eu disse: EEEII, você por aqui??
..me da uma abraçoo poxaa!..ela me abraçou com tanta força que eu pude sentir o amor deixando de ser abstrato e se tornando concreto, físico, e eu só a larguei quando ela parou de chorar.


5. Como você visualiza o futuro seu e da banda ?

Se mantivermos a fé em Deus, o amor com os fãs e a humildade como escudo, eu acredito que será um futuro lindo de reconhecimento e retorno de tudo que tem sido plantado, seja material, sentimental ou espiritual.


6. Quais são suas expectativas para 2010 ?

2010 é onde tudo começa pra valer, nosso ano, Família colossalmente unida,grande&poderosa.! Quem segura?..tenta.


7. Como vocês da banda se preparam durante a semana para um show ?

Treinamentos individuais, ensaios de revisão em estúdio, concentração e oração.


8. Em quais bandas vocês se "espelham" ou admiram e tentam de alguma for absorver um pouco o estilo ?

Blink 182 de fato!..a forma como eles contagiaram um mundo inteiro de adolescentes e até adultos de forma simples com histórias da faculdade, casos antigos e situações que todos vivenciam.


Componentes:

Rafael (Rafah)- Baixista/vocalista [22 anos]
Juan- Guitarrista [21 anos]
Gui- Baterista/back vocal [20 anos]


Curiosidades:

-O Baixista/vocalista Rafah, participou do programa Ídolos da Record com o intuito de divulgar a F292 na TV, e se classificou na 3º fase cantando a música Futuro Certo da banda, sendo a sim o ÚNICO homem a representar o Rio em São Paulo, mas na quarta fase abandonou o programa devido ao contrato da Sony que o pressionava a largar a banda.

-O Baterista Guilherme já tocou com grandes nomes da MPB e até hoje faz free-lance para alguns dos melhores grupos da nossa música popular brasileira.


Links Uteis:

Comunidade no Orkut:  http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=51801666
My Space: http://www.myspace.com/f292
Fotolog:  http://www.fotolog.com/bandaf292
Fã Clube (s): Se encontram no fotolog
Twitter: http://www.twitter.com/f292


Foto Divulgação Banda F292

11 comentários:

Lívia Leone disse...

adoreeeeeeeeei *-* // seu carinhos com as fãs eh oq me surpreende Rafaaah >< // muito legal a intrevista.. parabéns *-*

Unknown disse...

aaah,a banda f292 é uma família [:
As letras da múica me tocam,a maioria delas,
contam parte da minha história,e concerteza
a parte da história de mts pessoas,é incrível saber que existem,bandas como essa,que sempre dão total atençao pros fãs,que se mostram presentes em nossas vidas de todas as formas {:

@BeatrizSaantos disse...

Rafah fofo como sempree *-*
Me imaginei na pele da fã que viu ele no Shopp's, acho que ia ter um troço tbm, pq meu, já choro de ver o rafah no twitcam ao vivo, mas ver ele na minha frente ao vivo e a cores (e sem travar nada hahah) não ia ter reação ... Pq o Rafah é sempre fofo, no twitcam , na rádio msn, no msn, imagina de pertiinho ! Até ele subir a escada rolante, eu já estaria desmaiada no chão .. KKKKK brink's!
Achei legal tbm que ele saiu do programa Idolos pq não iria deixar a banda, BOA RAFAH ! A banda é tudo, não é só o Rafah que vai fazer sucesso o Juan e o PV tbm vão, na verdade já estão fazendo MUITO sucesso !!
A entrevista muito boa meeesmo, muito divertidaa!
beijos :D

Franciane Araujo disse...

Rafael seeeempre surpreendendo a todos com suas atitudes e palavras ein! sempre mesmo! O carinho com todo mundo, a humildade principalmente! tudo sem explicação, é contagiante *-* Meu amor pelo Rafah e pela banda, sem duvidas vale a pena! Todos sabem que há mt o que crescer ainda, que a banda promete muuito pra esse ano e que é uma das melhores coisas que pôde ter acontecido jaé. ♥

Caroll__Santos disse...

adorei as respostas e principalmente a historia da menina na escada rolante....putz isso mostra o qnt vcs são humildes, uma vitude dificil de encontrar nas pessoas.Parabéns pelo trabalho de vcs muito sucesso enfim vcs vao bombar esse ano pelo menos no q depender do amor de nos fãs com certeza isso vai ser verdade bjssss

@alex_xurupita disse...

Entrevista fodastica e muito bem elaborada!

Rafael é uma pessoa carismatica pra crl, pode se perceber apenas pelas suas respostas!
Não só ele, como todos os componentes da banda, sao humildes pakas, sempre atenciosos com todos os fãs!

F292 é mais que uma banda, é uma familia! Familia 292 smp!

Vanessa Lopes disse...

Esse amor é mais que merecido.
É resultado do seu trabalho, trabalho no qual vc desempenha muitooo bem!
Continua com a mesma HUMILDADE q vc vai chegar longe!
CONTA COMIGO SEMPRE!
sz

Patricia disse...

Rafah, eu amei a entrevista, voce como sempre lembrando de momentos que passou com as fas, eu amei mesmo, sabe que se depender de mim a f292 vaai estourar MUITO MUITO em 2010 e nos proximos anos, eu sinceramente nunca me imaginei fazendo isso por uma banda mas eu vi que vc tem um amor pelas fas e um amor incondicional e vi que valeria a pena te ajudar a realizar seu sonho, eu sei que isso é muito importante pra vc e eu JAMAIS irei decepciona-lo...Conta seempre comigo ta? Eu te amo muto..Beiiijos da Patii :D

@brehalves disse...

ooooooown que entrevista mais linda *-*
o Rafah é o ser mais perfeito existente

F292 uma familia unida e feliz sempre <3

amaral disse...

Cara, sou Fã de vc's i sabe de onde eu sou?
Do Ceará cara, eu acho q a musica "Faz acreditar" era pra fazer mais Sucesso doque aquela musica do laum sanatana meteoro, aff essa pessoas naum sabem oq é musica romantica, Vlw ai Galera, add ai o meu msn:amaral-ben@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei do som !
Passei a ser um Fã

Novo Comentário